segunda-feira, 16 de maio de 2011

MÁQUINA CIBERNÉTICA DA COCA-COLA, permite ao cliente criar a sua própria bebida



A aparência futurista lembra os conceitos tecnológicos que nunca saem do papel, como os carros-conceito ou os celulares estranhos que as empresas costumam usar para exibir suas ideias. Mas a nova máquina da Coca-Cola já está em operação nos EUA, e a empresa pretende distribuir dezenas dela ainda este ano.
Esta não é só uma máquina de latinhas, ou mesmo aquelas do McDonald’s que usam xarope, mas sim algo mais parecido com uma máquina de café, das que usuário diz se quer mais ou menos açúcar ou chocolate. Isso porque, em vez de usar a fórmula pronta, ou em xaropes, a máquina prepara a bebida na hora a partir de ingredientes básicos, que ficam em cartuchos parecidos com os de uma impressora. Por exemplo, ao se escolher um Fanta, a máquina prepara a receita na hora, se você quiser Fanta Diet, ela usa os mesmos ingredientes básicos, só substituindo o açúcar pelos outros ingredientes da nova receita.

Além de oferecer mais de 100 bebidas diferentes, a máquina pode preparar receitas totalmente novas, ao gosto do freguês. Por exemplo, é possível misturar um pouco de suco no refrigerante e fazer um coquetel com diferentes bebidas.
Segundo relata a revista IEEE Spectrum, para permitir tanto controle a máquina usa um sistema de microdosagem desenvolvido para misturar o coquetel de quimioterapia. A tecnologia não pára aí: além dos comandos com toque na tela, o usuário pode carregar um cartão RFID com as receitas prontas.
Mas o cliente não é o único no controle: a máquina pode se comunicar diretamente com a empresa, que saberá quais são as mais pedidas, ou que ingrediente está acabando. E a Coca-Cola também pode enviar comandos para a máquina, ajustando preços e receitas, por exemplo.
A Coca-Cola está dentro da relação de empresas buscam cada vez mais o aperfeiçoamento e possui como aliada a tecnologia. Quem não participar desta corrida infelizmente será deixado para traz, pois o novo sempre atrai, proporciona facilidade e encanta pessoas. Além disso esse exemplo mostra o cuidado com a
preferência de cada consumidor. É uma pena que a Coca-Cola não anunciou ainda planos para instalar essa máquina em outros países além dos Estados Unidos. O exemplo dessa máquina é muito interessante por facilitar o entendimento da CIBERNÉTICA que é uma tentativa de compreender a comunicação. A máquina
recebe a informação (Input) logo após essa informação é processada, gerando o retorno do que foi solicitado (feedback).

Deborah Canuto

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