quinta-feira, 19 de maio de 2011

A INTERNET, NOVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Internet e a nova revolução na comunidade mundial, vem causando grandes e profundas mudanças no âmago da sociedade.
A primeira revolução na comunicação aconteceu quando o homem desenvolveu a linguagem, na tentativa de comunicar-se com seus semelhantes e lutar pela sobrevivência. Passaram séculos e a linguagem teve seus sons codificados em símbolos e depois em alfabetos. Assim iniciou-se a civilização que conhecemos hoje. A escrita permitiu que o conhecimento fosse além das barreiras do tempo, e que a mensagem existisse independentemente do emissor, e que essa fosse entendida por alguém que conhecesse e soubesse decifrar o código, em qualquer momento. Possibilitando a organização linear do pensamento, a base de inteligência e cultura dos séculos futuros. A ciência também se desenvolveu. A distância passou a ser algo concreto, passível de ser medido. E a escrita esta ligada à transmissão e desenvolvimento da cultura dos povos. E a cultura como o desenvolvimento da sociedade bem como da vida social.
A escrita teve um impacto tão positivo na vida do ser humano que até hoje os historiadores determinam o fim da Pré-História e o início da civilização e do desenvolvimento pela data considerada como a de invenção da escrita.
Com o surgimento da internet vivi-se uma reviravolta, nos meios de comunicação. A Internet é o primeiro meio a conjugar a interatividade e a massividade. O primeiro meio a possibilitar a todos ao mesmo tempo, serem emissores e receptores da mensagem. Como foi tratado por McLuhan, é uma aldeia global, repleta de vias duplas de comunicação, onde todos podem construir, dizer, escrever, falar e serem ouvidos, vistos e lidos. Com o seu surgimento paradigmas começam a serem modificados, e a sociedade depara-se com uma nova revolução. O paradigma do pensamento linear, esta sendo superado por um novo; o do pensamento hipertextual. O advento do ciberespaço, um novo espaço, não concreto, mas real sugere reconfiguração dos espaços conhecidos, das revelações entre as pessoas e da própria estrutura de poder. Também conhecida como Rede, a Internet veio a preencher o coração da Sociedade da Informação. A informação passa a constituir a matéria-prima de nossa sociedade. Em um espaço constituído de informação, como é a Internet, essa passa a ter papel central na sociedade, no que diz respeito à circulação de capital, a reconfiguração do espaço e das relações sociais. Denominado como Ciberespaço ou Espaço Virtual, é o cerne da revolução. Não é um não-lugar. Não é concreto, não é físico, mas é real.
Segundo McLuhan, os meios de comunicação atuam como extensões das capacidade naturais dos seres humanos. E assim, cada meio representou uma extensão dessas capacidades.
E assim é a Internet, através da Comunicação Mediada por Computador (CMC). Podemos ver as coisas que nossos olhos de maneira natural não veriam. Podemos interagir, tocá-las em sua realidade virtual, construir nosso raciocínio não linear em cima das informações, ouvir o que desejamos, conversar até com quem não conhecemos. Podemos interagir com  o que quisermos.
Para Logan, a humanidade desenvolveu-se sobre tentativas de organizar as complexidades e o caos da realidade que circundava os primeiros seres humanos. Cada linguagem surgia quando a anterior não era mais suficiente para explicar os fenômenos; assim surgiu a fala, a escrita, a matemática, a ciência, a informática e a Internet.
A Internet apresenta uma convergência de mídias. Todas as mídias tradicionais com o plus da interatividade. Assim, enquanto usuário da Rede, cada indivíduo é um emissor massivo em potencial. É um emissor e receptor simultaneamente na Rede.
A Comunicação reduz as distâncias e permite que as pessoas aproxime-se. Não em uma perspectiva concreta, mas obviamente em uma perspectiva de percepção. A Internet, torna essas distâncias ínfimas. No Ciberespaço, não existe distâncias físicas. A característica da não-geograficabilidade do espaço onde se age e interage é o diferencial inovador do CMC. A distância geográfica é pulverizada pela comunicação. No ciberespaço, não há distância. A geografia fica em segundo plano.
É o que muitos pesquisadores já perceberam. A nossa noção de espaço está sendo modificada. Não trata-se mais de uma aldeia global, mas sim de uma comunidade global.
A organização das informações no ciberespaço, permite que a noção de território que permeou nossas idéias, séculos a fio, seja superada.
Além de diminuir distâncias e, permitir o transporte de informações de maneira instantânea, o ciberespaço proporciona uma reconfiguração da noção de espaço geográfico, em cima de um novo espaço, não geográfico, que supera as fronteiras do mundo fisíco.

Um comentário:

  1. Comunicação x Internet. Eu que fiz esse pots. rsrsrs ta massa.

    ResponderExcluir