terça-feira, 12 de abril de 2011

CLOUD COMPUTING: a nova tendência do mundo tecnológico

Você é louco pelo seu notebook, mas sofre de “estresse tecnológico” quando ele demora a responder? Isso acontece entre várias razões pela baixa memória virtual resultado de inúmeros arquivos que você tem armazenado nele. Mas deixe esse estresse de lado, a tecnologia Cloud Computing ou Computação em Nuvem já existe e é a alternativa para você não mais sobrecarregar seu pc com programas, fotos, jogos e outros.
O termo Cloud Computing surgiu devido às mudanças na computação no que diz respeito ao seu foco. Hoje as pessoas não se preocupam mais em comprar um super computador, no que diz respeito a velocidade, memória e processamento como foi ontem; com as suas necessidades mudando constantemente e às pessoas adaptando-se às mesmas, a praticidade destaca-se explicando a ascensão por exemplo, de aparelhos que apresentam maior mobilidade e portabilidade. A computação em nuvem ocorre a partir da utilização da memória, da capacidade de armazenamento e do cálculo entre computadores e servidores que estão compartilhados por meio da internet. Podendo os dados ser acessados de qualquer lugar do mundo; possível a espaços para arquivos pessoais sem a necessidade de instalar programas, já que os softwares estarão disponíveis online. Com isto os super computadores serão destinados a quem os precisa, mas os usuários comuns não os precisarão mais, tudo terá base na internet; como hoje já acontece com o armazenamento de arquivos diretos na internet. Uma coisa porém é certa: “ A adoção é inevitável.” Quem já leu os papers de Gartner sabe o que isso é verdade.
Hoje há milhões de datas centers, e nesses locais estão seus arquivos de email, compra de passagens, reservas de hotel, a sua conta bancária, a central da operadora do seu telefone móvel, e até o sistema de gestão que é utilizado na sua empresa. As informações estão nos serviços espalhados pelo mundo, ou como posso dizer como futura comunicóloga, suas informações estão nas nuvens.


 VANTAGENS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM:

 . os preços dos computadores cairão ( o que já vemos);
 . nenos consumo de energia e espaço fisíco;
 . nada de gastos com aplicativos ou softwares ( tudo online);
 . zero de preocupações com o sistema operacional.

EMPRESAS QUE ESTÃO NA FRENTE EM PESQUISAS E USO DESSA TECNOLOGIA:

 .Google ( com o Google Docs, Google Canendar, Google Talk, Google Maps, iGoogle e o Gmail);
 . Linux – sistema oprecaional;
 . IBM ( com o Blue Cloud);
 . Zoho.com, ThinkFree, 4Shared e Locaweb.

Por Thamires Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário