sábado, 9 de abril de 2011

COM TECNOLOGIA. O uso do computador dentro de uma proposta pedagógica.

É a chave para gerar conhecimento.
O computador pode ser um recurso didático que contribui na melhoria da qualidade do ensino e promove uma grande mudança na relação ensinar e aprender. Computadores enclausurados em salas trancadas não fazem mais sentido. Se antes a informática era um bico de sete cabeças, agora é ferramenta imprescindível no cotidiano de profissionais de todas as áreas, incluído os de Educação. As possibilidades que o computador oferece se dobram em entretenimento e acesso a uma infinidade de informações. Com ele, o estudante pode encontrar sentido para aquilo que está aprendendo, instigar a sua curiosidade para que possa aprender fazendo, não apenas tendo acesso à informação, mas saber buscá-las em diferentes fontes, saber selecionar e transformar as informações em conhecimento para utilizá-las nas situações da vida cotidiana.
Mas o simples usufruto da tecnologia, do computador não garante conhecimento aos alunos se não houver uma mediação competente (e aqui entra o professor/professora) que os ajude a selecionar as informações e sistematizá-las em saberes. É preciso planejar cuidadosamente, utilizá-lo com certa regularidade e completamente engajado ao currículo, ao projeto político. Só dessa forma pode construir conhecimento.


Por Dora Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário