domingo, 10 de abril de 2011

Movimento de mudança


Participando de um treinamento proporcionado pela empresa onde trabalho, pude absorver algumas idéias sobre o movimento de mudança que deve ser praticado pelas empresas a fim de se adequarem ao mercado e às necessidades dos clientes.
É fato que a todo tempo o mercado se modifica e as empresas que fazem parte dele devem estar o tempo todo atentas a isso, se transformando de acordo com as necessidades que se deixam transparecer, para que assim possam dá continuidade a sua participação dentro do grande negócio. A McDonald’s – se não a maior, uma das maiores empresas de fast food do mundo -, por exemplo, no Brasil ainda não, mas na Europa, vem utilizando uma marca mais voltada para o natural, para o verde, o que difere do que apresentou ao longo de todos os anos de sua existência. Essa iniciativa se dá exatamente pelo fato de que essa é a necessidade atual dos clientes, uma vida mais saudável e isso é responsabilidade de uma alimentação diferenciada, baseada em produtos naturais, os quais até então não faziam parte do cardápio da grande empresa.  Então, se ela não compra a idéia, acaba ficando pra trás e perdendo seu espaço dentro do mercado.
Curiosa a respeito do assunto, fui pesquisar se a intenção da empresa é modificar a marca definitivamente e então encontrei uma matéria na qual Flávia Vigio, vice- presidente de Comunicação da McDonald’s diz que essa não é a grande idéia, e que as novidades no cardápio e a modificação no layout de algumas franquias é uma tática de restauração, na tentativa de abrandar a imagem de um restaurante caracterizado apenas pela venda de comida calórica e pouco saudável.
Assim como a McDonald’s, todas as empresas precisam estar sempre em movimento de mudança de acordo com as tendências do mercado, para que dessa forma possam se manter dentro dele e garantir a satisfação dos clientes.


Uma das franquias da McDonald's espalhadas pela Europa.

 Priscila A. Freitas

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria,
    Hoje o que mais se ouve falar é: "Sustentabilidade", "Planeta", "Aquecimento Global"...
    Palavras que algum tempo atrás nem era citada no nosso cotidiano, hoje só o que se ouve é isso.
    Logo as empresas tem sim que seguir essa linha, pois é a "moda" com dizem.
    Mais uma vez parabéns pelo texto, muito inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a materia Priscila... Acho importante que as multinacionais como a MC, se preocupem em passar para os clientes produtos saudaveis, não so pela moda do momento e sim para fazer com que as pessoas passem a se alimentar cada dia melhor. Tentar deixar de lado os alimentos prejudiciais a saúde. Parabens! Continue com o otimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Bom acredito que se queremos mudar a educação alimenticia do mundo, principalmente no nosso país, devemos começar pelas grandes empresas de fast food. Pois essas empresas tem um grande poder sobre o consumidor... e também podem desenvolver receitas saudaveis e gostosas. Bom trabalho em abordar o assunto!

    ResponderExcluir