Uma grande oportunidade para quem esta iniciando sua vida profissional, um estimulo ao empreendedorismo e uso da internet como meio de interação. Estes são pontos que valem ser ressaltados quando nos referimos ao projeto do Desafio Sebrae.
Estudantes de Instituições de Ensino Superior podem formar equipes com 3 à 5 alunos, a partir daí formalizar a inscrição pelo site do desafio SEBRAE e fazer o download do jogo.
O ambiente virtual apresentado no jogo faz a simulação de cenários mercadológicos onde uma empresa deve ser gerida pelos integrantes da equipe durante 6 meses.
Problemas como distribuição dos produtos, greves de funcionários, empréstimos e caixa negativo serão inseridos no contexto do jogo e deverão ser solucionados pelos participantes.
O software possui um sistema que calcula o desempenho do grupo efetuando uma contagem de pontos possibilitando realização de um ranking. A cada rodada a decisão tomada influenciará no resultado final e na posição em que cada grupo ocupará, os melhores colocados receberão prêmios de acordo com a colocação.
Como é exposto pelo filosofo Pierre Lévy, em seu livro Cibercultura, pode-se constatar que a interatividade de um jogo, como a do Desafio Sebrae, permite que o participante implique na mensagem uma vez que a cada rodada a posição no ranking e cenário do jogo serão modificados de acordo com as ações executadas pelos alunos. Entende-se que é possível em determinados momentos organizar as informações contidas no jogo, interromper a partida analisar as condições da equipe e retornar ao cenário virtual para dar continuidade às ações da empresa, desse ponto de vista Lévy aborda:
‘‘Ora, a possibilidade de interromper uma seqüência de informações e de reorientar com precisão o fluxo informacional em tempo real [...] com uma matriz de informações, um modelo capaz de gerar uma quantidade infinita de ‘‘partidas’’ ou de percursos diferentes (mas todos coerentes). Aqui a interatividade remete ao virtual. ’’
É percebido que a cada dia o uso do ciberespaço (interconexão mundial de computadores) facilita mudanças na sociedade que merecem ser analisadas. Ferramentas como o jogo do Sebrae, possuem um bom grau de interatividade e neste caso específico promovem melhorias, pois, difundem conhecimento a um baixo custo. É dever do Blog Conectado trazer a tona iniciativas louváveis como esta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário