quarta-feira, 8 de junho de 2011

A PUBLICIDADE É MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA!!!




De origem bíblica, a palavra Gestalt significa “ o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares”. Palavra que foi escolhida por psicólogos austríacos e alemães no século XIX, definindo uma nova vertente da Psicologia. Isso porque acreditam que o cérebro humano compreendia que era possível perceber uma imagem apenas, observando seus elementos de forma individual.
Max, Koller, Koffka contestam esta teoria e provam que no cérebro há uma interação de elementos através da percepção. O entendimento desses elementos se dá em conjunto. A percepção que é a combinação da sensação e a interpretação. Exatamente aí que entramos no que nos interessa - o consumo e as finanças pessoais.
Para a Gestalt, portanto, a importância esta na dupla forma-fundo. Essa para atingir seu objetivo de perfeição, depende fundamentalmente de três ingredientes: a simetria, a estabilidade e a simplicidade.
A grosso modo, sem intenção alguma de minimizar o nosso trabalho na publicidade, um produto para ser campeão de vendas, desejo e status (não necessariamente o melhor) deve ser diferente, exaltando a forma perante o fundo e tirando maior proveito possível da combinação dos três ingredientes citados acima.
Voltando ao que nos interessa e muito, o bolso, e garantir nossa saúde financeira, precisamos aprender à identificar táticas da publicidade que nos atingem, bem como precisamos criá-las e adequá-las a realidade do mercado que atuamos valorizando o produto ou serviço à ser trabalhado. Cientes que a foram é mais importante que a função.


A discussão de como aliar características humanas às ciências relativamente novas, como atingir o público e conseguir convencer as pessoas que elas precisam dos produtos e serviços que anunciamos, é importante para que melhor trabalhemos os desejos e necessidades humanas na publicidade.
Um exemplo de quem alia todas estas funcionalidades em seus produtos, é Steve Jobs. Os produtos da Apple são conhecidos e desejados pela facilidade de como usá-los, pela qualidade, pela boniteza e pelo status que representam. Jobs fala que trabalhamos para crias algo que não existia antes, ,as que logo passa a ser considerado essencial. Em suas palavras “ criar tecnologia fácil de usar para o público mais amplo possível”. Esta aí um dos segredos dos méritos obtidos por Jobs.


Vale ressaltar que o intuito dessa postagem é alerta você leitor, que buscam a estabilidade financeira, no sentido que há muita coisa por trás dos lançamentos de produtos e serviços. Por isso é interessante sabermos que somos parte crucial nesse processo e nos posicionarmos certos de que temos opinião própria, opções ou não. É o trabalha publicitário bem feito e responsável que nos ganha ou nos perde como futuros consumidores.


Thamires Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário