domingo, 29 de maio de 2011

A Nossa História

 O Blog Conectado surgiu a partir de uma proposta feita pela professora Dorotéa Bastos da disciplina Comunicação e Novas Tecnologias como forma de avaliação da I Unidade do semestre 2011.1 na UNEF e aconteceu de forma desafiadora para nós. O primeiro passo tomado pela equipe foi no que se refere à decisão do tema a ser abordado dentro do Blog. Depois de muitas conversas chegou-se a conclusão de que, como alunos de Publicidade e Propaganda deveríamos criar uma ponte entre o tema principal da disciplina e a área na qual pretendemos nos tornar grandes profissionais, surgindo assim, o Conectado.
O Blog foi idealizado e colocado em prática com muita vontade de se fazer um bom trabalho, com seriedade e comprometimento, utilizando a comunicação como ferramenta principal para levar informação até as pessoas.  Por isso, cada matéria foi postada com muito cuidado e dedicação, assim como também foi elaborada a interface e toda a estrutura do Blog.
Apesar de ser uma atividade avaliativa, percebemos com o passar do tempo que a cada postagem, cada nova idéia, o Conectado passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. Muitas vezes, até mesmo de forma involuntária pensamos em algo novo para poder compartilhar com nossos leitores e é por isso que, mesmo com o final do semestre se aproximando e com a conclusão de mais uma disciplina da grade curricular que nos deixa com a sensação de tarefa cumprida, não deixaremos de dá continuidade ao Conectado.
Agradecemos assim, à responsável pela idéia -  Dorotéa Bastos -  por propor este desafio que nos serviu de incentivo para que buscássemos conhecimentos e informações que pudessem ser compartilhadas com um grande número de pessoas através do nosso Blog e também a todos os seguidores, colaboradores e incentivadores que vêm participando dessa experiência juntamente com a equipe do Conectado.  
E não se esqueçam de estar sempre conectados.

Equipe Conectado

terça-feira, 24 de maio de 2011

ÓTIMA NOTÍCIA PARA NÓS, VULGOS "CARINHAS DO COMPUTADOR"

PROJETO DE LEI Nº 1391/2011 que pretende regulamentar a profissão de Designer no Brasil e também fazer com que não chamem os designers com os diversos nomes abaixo. Mas para isso os designers tem que se unir, é difícil pra uma classe que é bem individualista, pode ver que tudo que é lançado nessa área geram muitas críticas, como o caso recente da nova identidade de uma marca de cosméticos ou os logotipos dos eventos esportivos que acontecerão no Brasil. Mas também sei que as críticas movem, transforma e evoluem esta categoria, as críticas fazem com que as pessoas se atualizem e procurem fazer melhor.


Semana passada, mais precisamente no dia 18 de maio de 2011, foi apresentado na Câmara dos Deputados de Brasília, o PROJETO DE LEI Nº 1391/2011 – que tenta regulamentar do exercício profissional de Designer, e dar suporte para a mesma.
Entenda o que está sendo proposto.
Quem será designer?
Art. 3º É assegurado o exercício da profissão de designer, observadas as condições de capacidade e exigências estabelecidas neste artigo:
I – aos que possuem diploma de graduação plena e graduação tecnológica, emitidos por cursos de design devidamente registrados e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura referentes, inclusive, às denominações congêneres (Comunicação Visual, Desenho industrial, Programação Visual, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda e Design de Produto) existentes no País;
II – aos que comprovarem o exercício da profissão por período superior a 5 (cinco) anos até a data da publicação desta Lei;
III – aos que possuam devidamente revalidado e registrado no País diploma de instituições estrangeiras de ensino superior de Design ou os que tenham esse exercício amparado por convênios internacionais de intercâmbio.
Autodidatas também serão designers, mas e ae, como avaliar o conhecimento desses profissionais? Hoje em dia vemos a banalização de algumas categorias, pessoas que só tem conhecimento raso do assunto. Bem isso pode ser conversado depois nos comentários, vamos ao que interessa.
Quais os objetivos de se regulamentar esta classe?
1- Esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao processo de regulamentação da profissão;
2 – Apresentar o panorama atual, mercado de trabalho e o histórico de ações em busca da regulamentação;
3 – Promover a troca de informações, integrando e absorvendo novos conceitos para criar um discurso único, nacional;
4 – Dar continuidade à estratégia definida em encontros anteriores:
- Conscientizar o designer;
- Agregar esforços proporcionando visibilidade à causa.
Justificativas para regulamentar esta classe
1 – A profissão designer existe há mais de 40 anos;
2 – A profissão é reconhecida pelo governo. (O profissional de Desenho Industrial é reconhecido pelo Imposto de Renda e tem um número no Cadastro Brasileiro de Ocupações;
3 – O governo reconhece a necessidade de formação superior em design para o desempenho das atividades;
4 – Estima-se que hajam mais de 60 mil profissionais formados;
5 – Os designers não podem participar de concorrências públicas (Licitações – Lei 8.666);
6 – Não podem assinar projetos (Responsabilidades);
7 – Não tem planos de carreira (PCS);
8 – Não são fiscalizados;
9 – Não pode ter empresas registradas como sociedade civil de profissão regulamentada, com benefícios fiscais;
10 – Não existe garantia d qualidade para projetos aplicados na sociedade;
11 – Não podem assinar a A.R.T – Anotação de Responsabilidade Técnica. Necessária para a produção de um produto em escala;
12 – Não existe o entendimento, por parte das outras profissões, sobre o papel dentro de uma processo ou metodologia;
13 – São considerados artistas;
14 – Lutam pela regulamentação há mais de 20 anos;
Veja artigo completo escrito pelo designer e professor da Unibrasília/Unip Felipe Lopes da Cruz
http://www.adegraf.org.br/downloads/regulamentacao.pdf http://felipelopez.com.br
Para ajudar associe-se às associações de profissionais de design, acompanhe e divulgue o projeto de lei 1391/2011 promova debates afim de unir a classe profissional, envolva os clientes, amigos, professores, pois todos tendem a ganhar com isso, consumidores, governo e profissionais.

Associações:
http://adegraf.org.com
http://www.adg.org.br
http://www.abd.org.br
http://www.apdesign.com.br
http://www.designbrasil.org.br/associacoes
Para acompanhar o precesso na Câmara dos Deputados acesse e cadastre-se aqui:
Este projeto foi levado à câmara pelo deputado Penna para conhecer clique aqui

Acredito que tá mais que na hora de ser regulamentado, é um grande desafio, pois já tentam fazer isso há mais de 20 anos, porém acho que agora é a hora, temos facilidade de encontrar outros profissionais da área graças as conectividades e as mídias sociais, então vamos lá, mãos as obras, compartilhe, divulgue, questione, mexa-se, vamos mobilizar o máximo de pessoas em prol a está causa tuite com a hashtag #DesignerDignoPL1391/2011

Tá na hora de mudar ou não tá?
Abraços, fiquem na paz.

Fonte: http://www.designontherocks.xpg.com.br/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A INTERNET, NOVA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Internet e a nova revolução na comunidade mundial, vem causando grandes e profundas mudanças no âmago da sociedade.
A primeira revolução na comunicação aconteceu quando o homem desenvolveu a linguagem, na tentativa de comunicar-se com seus semelhantes e lutar pela sobrevivência. Passaram séculos e a linguagem teve seus sons codificados em símbolos e depois em alfabetos. Assim iniciou-se a civilização que conhecemos hoje. A escrita permitiu que o conhecimento fosse além das barreiras do tempo, e que a mensagem existisse independentemente do emissor, e que essa fosse entendida por alguém que conhecesse e soubesse decifrar o código, em qualquer momento. Possibilitando a organização linear do pensamento, a base de inteligência e cultura dos séculos futuros. A ciência também se desenvolveu. A distância passou a ser algo concreto, passível de ser medido. E a escrita esta ligada à transmissão e desenvolvimento da cultura dos povos. E a cultura como o desenvolvimento da sociedade bem como da vida social.
A escrita teve um impacto tão positivo na vida do ser humano que até hoje os historiadores determinam o fim da Pré-História e o início da civilização e do desenvolvimento pela data considerada como a de invenção da escrita.
Com o surgimento da internet vivi-se uma reviravolta, nos meios de comunicação. A Internet é o primeiro meio a conjugar a interatividade e a massividade. O primeiro meio a possibilitar a todos ao mesmo tempo, serem emissores e receptores da mensagem. Como foi tratado por McLuhan, é uma aldeia global, repleta de vias duplas de comunicação, onde todos podem construir, dizer, escrever, falar e serem ouvidos, vistos e lidos. Com o seu surgimento paradigmas começam a serem modificados, e a sociedade depara-se com uma nova revolução. O paradigma do pensamento linear, esta sendo superado por um novo; o do pensamento hipertextual. O advento do ciberespaço, um novo espaço, não concreto, mas real sugere reconfiguração dos espaços conhecidos, das revelações entre as pessoas e da própria estrutura de poder. Também conhecida como Rede, a Internet veio a preencher o coração da Sociedade da Informação. A informação passa a constituir a matéria-prima de nossa sociedade. Em um espaço constituído de informação, como é a Internet, essa passa a ter papel central na sociedade, no que diz respeito à circulação de capital, a reconfiguração do espaço e das relações sociais. Denominado como Ciberespaço ou Espaço Virtual, é o cerne da revolução. Não é um não-lugar. Não é concreto, não é físico, mas é real.
Segundo McLuhan, os meios de comunicação atuam como extensões das capacidade naturais dos seres humanos. E assim, cada meio representou uma extensão dessas capacidades.
E assim é a Internet, através da Comunicação Mediada por Computador (CMC). Podemos ver as coisas que nossos olhos de maneira natural não veriam. Podemos interagir, tocá-las em sua realidade virtual, construir nosso raciocínio não linear em cima das informações, ouvir o que desejamos, conversar até com quem não conhecemos. Podemos interagir com  o que quisermos.
Para Logan, a humanidade desenvolveu-se sobre tentativas de organizar as complexidades e o caos da realidade que circundava os primeiros seres humanos. Cada linguagem surgia quando a anterior não era mais suficiente para explicar os fenômenos; assim surgiu a fala, a escrita, a matemática, a ciência, a informática e a Internet.
A Internet apresenta uma convergência de mídias. Todas as mídias tradicionais com o plus da interatividade. Assim, enquanto usuário da Rede, cada indivíduo é um emissor massivo em potencial. É um emissor e receptor simultaneamente na Rede.
A Comunicação reduz as distâncias e permite que as pessoas aproxime-se. Não em uma perspectiva concreta, mas obviamente em uma perspectiva de percepção. A Internet, torna essas distâncias ínfimas. No Ciberespaço, não existe distâncias físicas. A característica da não-geograficabilidade do espaço onde se age e interage é o diferencial inovador do CMC. A distância geográfica é pulverizada pela comunicação. No ciberespaço, não há distância. A geografia fica em segundo plano.
É o que muitos pesquisadores já perceberam. A nossa noção de espaço está sendo modificada. Não trata-se mais de uma aldeia global, mas sim de uma comunidade global.
A organização das informações no ciberespaço, permite que a noção de território que permeou nossas idéias, séculos a fio, seja superada.
Além de diminuir distâncias e, permitir o transporte de informações de maneira instantânea, o ciberespaço proporciona uma reconfiguração da noção de espaço geográfico, em cima de um novo espaço, não geográfico, que supera as fronteiras do mundo fisíco.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tablet X Netbook: Quem ganha essa briga?

O mundo se faz de ciclos. De tempos em tempos, uma tendência nova aparece, predomina por um período, até que aparece alguma outra coisa para fazer frente ao que era até então a grande novidade. No mundo da tecnologia, essa regra se faz ainda mais forte, e com uma frequência de novidades cada vez maior.
No caso deste texto em especial, o que me vem à mente é, em 2007, a “última Coca-Cola do deserto” em termos de mobilidade era o netbook (e olha que, na época, se falava do ASUS Eee PC, que tinha configurações mais do que básicas) e, hoje, o produto que os usuários de tecnologia mais desejam é o tablet PC. Ou seja, em menos de 4 anos, temos uma mudança. Mas, será que esta mudança é boa para todo mundo? Será que serão todos os tipos de usuários trocarão os seus netbooks para digitar nas telas? Vamos tentar descobrir isso.

Antes de qualquer coisa, é fundamental aqui ressaltar que são dois produtos com diferenças importantes: os netbooks, em teoria, possuem configurações de hardware superiores do que encontrados nos tablets, em todos os seus itens mais básicos: processador, quantidade de memória RAM e armazenamento. Portanto, naturalmente, as possibilidades de uso de um netbook são maiores.
Em contrapartida, em virtude do seu tamanho reduzido, as atividades realizadas em um netbook e de um tablet PC são muito parecidas, o que torna estas diferenças de hardware pouco relevantes na hora de um uso geral do produto. As diferenças começam a se acentuar quando vemos os detalhes do uso cotidiano, que cada usuário vai ter que identificar com a prática do uso.
A questão do teclado
Para a maioria dos usuários, é muito mais cômodo digitar textos mais longos em um netbook do que em uma tela de um tablet (mesmo com as teclas do netbook serem aproximadamente a metade do tamanho das teclas de um notebook). Tudo bem, muitos usuários de tablets vão argumentar que é possível adquirir um teclado Bluetooth para utilizar com o tablet, mas o que a maioria dos usuários dos netbooks buscou ao comprar o produto é a praticidade, levando o menor volume de produtos possível na mochila.
Além disso, muitos usuários escolhem os netbooks porque precisam ter as mesmas funcionalidades do seu computador do escritório na sua pasta executiva, podendo trabalhar da mesma forma em aeroportos e praças de alimentação. Ou seja, para quem precisa de produtividade e mobilidade, ainda vai, por algum tempo, optar pelos netbooks (estudantes, blogueiros, executivos, jornalistas, etc).
Peso e autonomia de bateria
Por outro lado, os tablets são mais leves do que os netbooks, possuem uma autonomia de bateria maior, são mais elegantes e mais próximos à outra tendência tecnológica: os smartphones com telas sensíveis ao toque. A nova geração de usuários de tecnologia já está habituada a digitar em uma tela que não tem nem a metade de tamanho dos tablets mais populares, o que torna o uso mais simplificado. Além disso, a interface de um tablet PC é mais familiar e ajustada para o produto com esta proposta, oferecendo uma experiência de uso mais agradável. Mas o grande diferencial dos tablets é a sua capacidade de entretenimento multimídia.
Experiência multimídia
É inegável que a experiência de se ver vídeos e filmes numa tela de um tablet é muito mais prazerosa e confortável do que ficar diante da tela do netbook (ou notebook) durante horas, sentado em uma cadeira. Ler livros eletrônicos se torna uma atividade muito mais prática, uma vez que os tablets já contam com aplicativos específicos para aquisição dos livros pelo próprio aparelho, e os jogos também podem oferecer uma maior diversão aos usuários.
Resumindo: se você busca um gadget que ofereça uma boa visualização de páginas na internet, que permita que você veja vídeos e filmes de forma bem confortável, e que te permita ler seus livros de forma prática, o tablet PC é recomendado para você.
Por fim, pelo menos por enquanto, ainda temos um cenário onde há uma divisão de tipos de usuário para os dois produtos. Porém, os números já mostram que o mercado dos netbooks começa a se retrair lentamente no seu volume de vendas.
Acredito que, com o tempo, e com as mentes criativas dos desenvolvedores, soluções serão criadas para que os tablets conquistem os consumidores que hoje preferem os netbooks. Mas, por mais algum tempo, essa divisão ainda vai existir. Cabe sempre ao usuário escolher a melhor relação custo/benefício, mediante as suas necessidades.

Fonte: TechTudo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MÁQUINA CIBERNÉTICA DA COCA-COLA, permite ao cliente criar a sua própria bebida



A aparência futurista lembra os conceitos tecnológicos que nunca saem do papel, como os carros-conceito ou os celulares estranhos que as empresas costumam usar para exibir suas ideias. Mas a nova máquina da Coca-Cola já está em operação nos EUA, e a empresa pretende distribuir dezenas dela ainda este ano.
Esta não é só uma máquina de latinhas, ou mesmo aquelas do McDonald’s que usam xarope, mas sim algo mais parecido com uma máquina de café, das que usuário diz se quer mais ou menos açúcar ou chocolate. Isso porque, em vez de usar a fórmula pronta, ou em xaropes, a máquina prepara a bebida na hora a partir de ingredientes básicos, que ficam em cartuchos parecidos com os de uma impressora. Por exemplo, ao se escolher um Fanta, a máquina prepara a receita na hora, se você quiser Fanta Diet, ela usa os mesmos ingredientes básicos, só substituindo o açúcar pelos outros ingredientes da nova receita.

Além de oferecer mais de 100 bebidas diferentes, a máquina pode preparar receitas totalmente novas, ao gosto do freguês. Por exemplo, é possível misturar um pouco de suco no refrigerante e fazer um coquetel com diferentes bebidas.
Segundo relata a revista IEEE Spectrum, para permitir tanto controle a máquina usa um sistema de microdosagem desenvolvido para misturar o coquetel de quimioterapia. A tecnologia não pára aí: além dos comandos com toque na tela, o usuário pode carregar um cartão RFID com as receitas prontas.
Mas o cliente não é o único no controle: a máquina pode se comunicar diretamente com a empresa, que saberá quais são as mais pedidas, ou que ingrediente está acabando. E a Coca-Cola também pode enviar comandos para a máquina, ajustando preços e receitas, por exemplo.
A Coca-Cola está dentro da relação de empresas buscam cada vez mais o aperfeiçoamento e possui como aliada a tecnologia. Quem não participar desta corrida infelizmente será deixado para traz, pois o novo sempre atrai, proporciona facilidade e encanta pessoas. Além disso esse exemplo mostra o cuidado com a
preferência de cada consumidor. É uma pena que a Coca-Cola não anunciou ainda planos para instalar essa máquina em outros países além dos Estados Unidos. O exemplo dessa máquina é muito interessante por facilitar o entendimento da CIBERNÉTICA que é uma tentativa de compreender a comunicação. A máquina
recebe a informação (Input) logo após essa informação é processada, gerando o retorno do que foi solicitado (feedback).

Deborah Canuto

sexta-feira, 13 de maio de 2011

BAHIA DE FEIRA - TODOS SOMOS UM

Ai galera! Apreciem o belo trabalho de um dos melhores profissionais do ramo de comunicação em nossa cidade, Elielson Pita. Parabéns garoto!

A CERVEJA COM BEBALIDADE. NÃO ESTUFA, NÃO EMPAPUÇA. Tecnologia em favor dos amantes de cerveja.


A Skol 360° é o mais novo produto da Ambev. A cerveja que não estufa é fruto do intercâmbio de tecnologia com a ABInbev e da estrategia da companhia de investir em inovação. Trata-se de uma cerveja do tipo pilsen, desenvolvida após 3 anos de pesquisa com processo de fermentação diferenciado, a Skol 360° chega aos mercados do país a partir desse mês. Atendendo um apelo antigo da parcela do público cervejeiro: um líquido que não estufa.
Sua produção é inovadora, realizada com ciclo rápido de baixa fermentação. A fermentação é o determinante no sabor das cervejas e também mas suas características; é aí que está o diferencial da Skol 360°. Um líquido que não gera a sensação de inchaço, até mesmo quando associado seu consumo com a ingestão de comidas, como um churrasco ou outra qualquer.
A pós ouvir em pesquisa mais de quatro mil consumidores fiéis a marca Skol, uma parcela desses solicitava uma cerveja exatamente assim.. É o que afirma Pedro de Sá Earp diretor de marketing de Skol, “ A comprovação desta necessidade, aliada ao fato de que pilsen é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil e no mundo, resultou no lançamento da Skol 360º, maior investimento da companhia nos último anos.”
Líder no Brasil há mais de dez anos, a Skol revolucionou o mercado cervejeiro introduzindo as principais inovações nesse setor. “ O objeto central da estrategia de inovações é justamente oferecer com primazia produtos para as atender as necessidades dos mais diversos consumidores em diferentes ocasiões de consumo.” confirma Pedro Sá. Foi assim com o lançamento da primeira lata em 1971, o conceito long neck, a cerveja Skol Beats, a Skol Redondinha 269 ml e a Skol 1 litro.
Seguindo os pilares da marca mãe, pioneira em publicidade de consumo responsável, a Skol 360º leva em todas as embalagens o logo da comunicação “ motorista da rodada”. A Skol 360º chega aos pontos de vendas nesse mês, e poderá ser encontrada nas versões lata 350 ml, latão 473 ml, tradicional garrafa 600ml e a garrafa econômica de 1 litro.
 As ações de comunicação traduzem de forma irreverente o atributo principal da Skol 360º, permeará na comunicação da marca o conceito criativo do “ homem baiacu”, definindo divertidamente o grupo de pessoas que quando bebe cerveja se sente estufado. Para levar o produto para o conhecimento dos consumidores e gerar experiência, a marca desenvolveu uma campanha para tv, spots, anúncios para revistas, ações promocionais como degustação e materiais de encantamento par os pdv's; é o que afirma Maria Fernanda Albuquerque gerente de marketing da marca Skol 360º. A comunicação publicitária fica sob responsabilidade da F/Nazca e o evento de laçamento bem como ações nos pdv's pela New Style.
 Menos caloria que a normal, menos amarga e com o teor alcoólico entre 4% e 5%. Com essas características que a Ambev, a equipe Skol e a Skol 360º nos convida a visitar seus endereços eletrônicos e obter mais informações.
  twitter: @skolweb / @ambevbrasil

Bom, Eu adorei esse lançamento. Não vejo a hora de me deparar com a Skol 360° nos lugares que frequento. Meus amigos e amigas já são consumidores fiéis de Skol, imagina com a SKOL 360°...

Thamires Peixoto

O mundo sem comunicação!!!!!!

Como seria o mundo sem comunicação? Vocês já pensaram nisso? Difícil imaginar, não é mesmo? A comunicação corre em nossas veias. È vital trocar informações acerca daquilo que nos rodeia. Seria realmente impossível. O homem é um ser social, portanto, não poderia nunca ser privado do ato de comunicar. Ele não poderia existir sem ela, sem recorrer e utilizar as mais variadas formas de comunicação que existe e que foram evoluindo ao longo do tempo. Hoje podemos nos comunicar por diversas maneiras.
Telefone, e-mail, cartas ou por um gesto, olhares. Precisamos comunicar nossos objetivos, tarefas e planos a outras pessoas. E isto deve ser feito com habilidade, para conseguirmos bons resultados. Imagine estarmos com uma televisão ligado e em algum lugar, através desse veiculo de comunicação conseguimos nos inteirar a respeito do que se passa no mundo inteiro, em tempo real, além da possibilidade de ver a imagem e ouvir
a mensagem.É necessário ressaltarmos que a televisão é veículo de comunicação de massa, isso é mais fácil de manipular as idéias da população, nesse caso é necessário ficarmos atentos ao que ouvimos e vemos.
Lendo uma matéria no site (www.soniajordao.com.br) de Sonia Jordão sobre comunicação, que além de ser especialista em liderança, consultora empresarial e escritora, é uma excelente palestrante, ela nos chama atenção para que a comunicação precisa ser clara para que nos transmita as informações mais importantes de maneira facilmente assimilável pelas pessoas.
É sempre bom usar uma linguagem simples e clara para que todos nos compreenda. Afinal, ela tem servido como ferramenta estratégica cada vez mais explorada por todos os setores, em apoio às atividades realizadas.
A frase abaixo sintetiza claramente o que seria um mundo sem comunicação: ” Um mundo sem palavras, expressões, gestos… Um mundo sem interação, sem deveres, sem obrigações nem opinião! Um mundo socialmente vazio… apenas seres vivos, apenas isso! (Seres vivos, não pessoas!)” Paula Moreira

Dora Vitor.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CLIP DA BANDA NX0. PUBLICIDADE OU PROPAGANDA?

Navegando na internet encontrei este vídeo que me deixou na dúvida. Trata-se de publicidade ou uma propaganda?
Analisando o clipe pude observar alguns pontos. No cenário temos vários itens na cor vermelha, os engradados, a estrutura em forma de bolhas ao fundo, os óculos, a roda dos scates, a TV, alguns tecidos, as camisas de alguns personagens, a almofada, um público alvo, a idéia de refrescancia e ao fundo uma musiquinha bem conhecida. O que nos leva a entender que se trata de uma propaganda da Coca-Cola.
Bom, em nenhum momento aparece a marca Coca-Cola. Se este material for veiculado na mídia como um Clip da Banda NX0, não pode ser considerado publicidade?
Ajudem-nos a esclarecer esta dúvida. Comentem!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

NOVO RANKING DAS MARCAS MAIS CARAS DO MUNDO

Saiu o ranking das 10 marcas mais caras do mundo. Segundo a Revista Exame, a marca mais cara do mundo, a Apple, desbancou a Google que era até o ano passado a primeira colocada. A marca de Steve Jobs alcançou a bagatela US$ 153,3 bilhões. A forte valorização deve-se, sobretudo, ao sucesso que produtos como iPad e iPhone adquiriram tanto entre o público em geral quanto entre empresas. Veja com ficou o Ranking do quadro abaixo.


Já no Brasil, a exemplo do que aconteceu em edições anteriores, os bancos tiveram o melhor desempenho, ocupando as três primeiras posições. O Bradesco foi o líder, com valor estimado em US$ 18,67 bilhões. A marca subiu da 43ª posição do ranking geral no ano passado para a 28ª neste ano. 

As marcas sul-americanas foram as que mais se valorizaram em relação ao não passado (cerca de 84%), graças principalmente ao Brasil.
Confira a seguir as 10 marcas brasileiras mais valiosas, segundo a Brand Finance:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

INTERCOM 2011

Esta aberta desde o dia 1ºde março de 2011 encerrando dia 31 de maio do mesmo ano as inscrições para o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste o Intercom, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2011 na cidade de Maceió – AL. Aberto para estudantes graduandos, recém graduados, sócios e não sócios da Intercom. O evento coordenado pela professora do CESMAC Ana Cristina Brito Rocha Pereira, acontecerá no Centro Universitário CESMAC localizado na ria Cônego Machado, 918, Farol, Maceió – AL.
 O maior Congresso de Comunicação da América Latina e um dos maiores do mundo; trará como tema central “ Quem tem medo de pesquisa impírica? ”. Nas mesas as abordagens acontecerão em diferentes perspectivas – teoria e metodologia, pesquisa empírica em comunicação na academia, no mercado profissional e experiências interdisciplinares. A novidade é a parceria firmada com o Itaú Cultural que, oferecerá  uma oficina de três horas com um grande nome do jornalismo brasileiro. Atividade essa integra o programa Rumos do Jornalismo Cultural, promovida pela instituição. Palestras, conferências e edições locais das Divisões Temáticas e do Intercom Jr., e uma edição local do Expocom compõe a programação do encontro.
 A edição Nordeste Expocom – premiará os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos graduando em Comunicação. A premiação integra a Intercom Nordeste, os trabalhos que forem indicados pelas IES  e vencerem as edições regionais concorrem na edição nacional do evento que acontecerá em Recife (PE) nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro de 2011.

Conheçam mais sobre o Intercom no site: www.intercom.org.br Neste você também encontrará a Revista Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Revista Iniciacom – Revista Brasileira da Iniciação Científica em Comunicação Social, a Revista Inovacom – Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação e o Jornal Intercom, atualizados e recheados de conhecimentos voltados para comunicólogos e futuros comunicólogos.

 A UNEF – FAN apoia a participação dos docentes e alunos neste evento. Como incentivadora maior, a professora do curso de Publicidade e Propaganda e do curso de Jornalismo  Dorotea Bastos confirma sua participação no evento junto a um grupo de alunos dos mesmos cursos em que ensina. Os alunos que à acompanharão estão cursando o 2º e 3º semestre, e veem na participação no Intercom oportunidades de conhecimentos extras já que estarão convivendo com representantes dos mercados vizinhos, bem como as experiências interdisciplinares que serão vivenciadas no congresso.

 E eu claro não vejo a hora do congresso começar já que faço parte do grupo de alunos que la estará. No retorno relato pra vocês como tudo aconteceu e posto fotos. Daqui até lá nos falamos em outras postagens.                                  
                                              
Por Thamires Peixoto